Você já provou patê de sardinha? Se a sua resposta for não, você está perdendo uma das melhores coisas da vida. O patê de sardinha é uma pasta cremosa e saborosa, feita com sardinha em lata, maionese, cebola, alho e temperos. Ele é perfeito para servir com torradas, pães, biscoitos ou saladas, e pode ser preparado em menos de 10 minutos.
Mas se você ainda não está convencido, eu vou te dar 5 motivos para você experimentar o patê de sardinha mais fácil e delicioso do mundo. Sim, do mundo! Porque essa receita é tão boa que vai te fazer viajar sem sair da cozinha. Confira:
Motivo 1: O patê de sardinha é rico em nutrientes
A sardinha é um peixe muito nutritivo, que contém proteínas, ômega-3, cálcio, ferro, fósforo, selênio e vitaminas A, B12 e D. Esses nutrientes são essenciais para a saúde do coração, dos ossos, dos músculos, do cérebro e do sistema imunológico. Além disso, a sardinha é uma fonte de colesterol bom, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Motivo 2: O patê de sardinha é econômico e prático
A sardinha em lata é um produto barato e fácil de encontrar em qualquer supermercado. Ela tem uma longa validade e pode ser armazenada na despensa por meses. Já a maionese, a cebola, o alho e os temperos são ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Ou seja, você não precisa gastar muito nem sair para comprar nada para fazer o patê de sardinha.
Motivo 3: O patê de sardinha é versátil e criativo
O patê de sardinha pode ser usado de várias formas e combina com diversos acompanhamentos. Você pode servir o patê de sardinha como entrada, como lanche, como recheio de sanduíches ou tortas, ou como molho para saladas. Você também pode variar os temperos e adicionar outros ingredientes ao patê, como cenoura, azeitona, milho, ervas, queijo, etc. Use a sua imaginação e crie o seu próprio patê de sardinha personalizado.
Motivo 4: O patê de sardinha é irresistível e saboroso
O patê de sardinha tem uma textura cremosa e um sabor marcante, que agrada a todos os paladares. Ele é suave, mas ao mesmo tempo tem um toque picante e salgado, que contrasta com o doce da cebola e o ácido da maionese. O patê de sardinha é daqueles petiscos que você começa a comer e não consegue parar. É viciante!
Motivo 5: O patê de sardinha é fácil e rápido de fazer
Você não precisa ser um chef de cozinha nem ter muita habilidade para fazer o patê de sardinha. Basta ter um liquidificador ou um processador, e seguir os passos simples que eu vou te ensinar a seguir. Em menos de 10 minutos, você terá um patê de sardinha incrível, pronto para servir e impressionar os seus convidados.
Ingredientes
- 1 lata de sardinha em óleo (125 g)
- 1/2 xícara de maionese (100 g)
- 1/4 de cebola picada (50 g)
- 2 dentes de alho picados (10 g)
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
Modo de preparo
- Abra a lata de sardinha e escorra o óleo. Coloque as sardinhas em um prato e amasse-as com um garfo, retirando as espinhas e a pele, se houver.
- Transfira as sardinhas amassadas para o liquidificador ou o processador. Adicione a maionese, a cebola, o alho, o sal, a pimenta e o cheiro-verde. Bata até obter uma pasta homogênea e cremosa.
- Transfira o patê de sardinha para uma tigela e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos, para ficar mais firme e saboroso.
- Sirva o patê de sardinha com torradas, pães, biscoitos ou saladas, e aproveite!
Dicas e sugestões
- Você pode substituir a maionese por requeijão, cream cheese, iogurte natural ou creme de leite, para dar uma consistência e um sabor diferentes ao patê de sardinha.
- Você pode adicionar outros ingredientes ao patê de sardinha, como cenoura ralada, azeitona picada, milho, ervilha, queijo ralado, etc. Experimente e crie novas combinações.
- Você pode usar outros tipos de peixe em lata, como atum, salmão ou cavala, para fazer o patê de sardinha. O resultado também fica muito bom.
- Você pode usar o patê de sardinha como recheio de sanduíches, tortas, pastéis, empadas, etc. Ele fica ótimo com pão de forma, massa folhada, massa de pastel, etc.
Dúvidas comuns sobre a receita
- O patê de sardinha pode ser congelado? Não, o patê de sardinha não pode ser congelado, pois ele perde a textura e o sabor. O ideal é consumir o patê de sardinha em até 3 dias, mantendo-o na geladeira em um recipiente fechado.
- O patê de sardinha pode ser feito sem liquidificador ou processador? Sim, o patê de sardinha pode ser feito sem liquidificador ou processador, mas ele ficará com uma textura mais rústica e pedaçuda. Nesse caso, você deve picar bem a cebola, o alho e o cheiro-verde, e misturar tudo com as sardinhas amassadas e a maionese em uma tigela, até ficar bem incorporado.
- O patê de sardinha pode ser feito com sardinha fresca? Sim, o patê de sardinha pode ser feito com sardinha fresca, mas você terá que cozinhar as sardinhas antes de usá-las na receita. Você pode cozinhar as sardinhas em água fervente com sal e limão, ou assá-las no forno com azeite e ervas, até ficarem macias e soltarem da espinha. Depois, é só seguir o mesmo modo de preparo do patê de sardinha com sardinha em lata.
Conclusão
Nesta receita, eu te mostrei como fazer o patê de sardinha mais fácil e delicioso do mundo, e te dei 5 motivos para você experimentar essa receita maravilhosa. O patê de sardinha é rico em nutrientes, econômico, prático, versátil, criativo, irresistível e saboroso.
Ele pode ser servido de várias formas e combina com diversos acompanhamentos. Além disso, ele é muito fácil e rápido de fazer, e você só precisa de um liquidificador ou um processador, e alguns ingredientes simples.
Deseja se manter atualizado(a) com as melhores receitas do Brasil e do mundo? Siga o Top Receitas Criativas nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook. Além disso, contamos com um grupo no Whatsapp.
Siga o Top Receitas Criativas no GOOGLE News!